domingo, 9 de outubro de 2011

Coco-de-roda de Baía Formosa/RN

Coco-de-roda
É uma dança que surgiu na divisa de Alagoas com Pernambuco. A expressão que dá nome a este ritmo nordestino, refere-se a cabeça, “coco”, de onde vem a inspiração das letras. Diz-se que a dança surgiu da necessidade de planar os pisos de barro das casas de antigamente, ou nas comunidades com engenho ou foi criada pelos catadores de coco. A dança também é conhecida com outros nomes como, coco-de-praia, coco-de-embolada, coco-do-sertão, e coco-de-umbigada.
Mesmo sofrendo variações pelas comunidades, a dança é realizada geralmente em círculos ou fileiras nas comemorações das festa populares no litoral e no sertão do nordeste brasileiro. Este ritmo é composto pela cantoria acompanhado de instrumentos regionais, como o coco-de-ganzá e o coco de zambê, além do surdo, pandeiro, triângulo e ganzá.
Não podemos esquecer as sandálias de madeira e o som das palmas, isso não pode faltar para que a festa aconteça com o ritmo completo.
Assista ao vídeo abaixo:

(Dica: para melhor visualização do vídeo, clique em "play" e depois em "pause", aguarde o vídeo carregar por completo em seguida clique em "pause" para executar normalmente).

Apresentação de coco-de-roda do Grupo de idosos Presente de Deus durante a 7ª Conferência Mun. de Assistência Social de Baía Formosa em 05 de agosto de 2011, o grupo de terceira idade faz parte dos trabalhos sociais dos grupos de convivência do CRAS de Baía Formosa ele participa e se apresenta em diversos eventos locais.
Vídeo cedido por: Sousa's Lanhouse
Editado por: Edson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário