quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Baía Formosa tem história

Baía Formosa,
Seu nome original dado pelos índios era "Aretipicaba", que significa bebedouro dos papagaios. O nome atua tem sua origem pela existência de uma baía em seu litoral, formosa sem igual, a única no Rio Grande do Norte. Seu povoadao teve início justamente pela baía, onde foi constituído um vilarejo de pescadores que fez do local um pequeno porto de pesca. Em meados do século XVIII com o fim do corte do pau-brasil, tronou-se lugar de veraneio das famílias albuquerque Maranhão e grandes fazendeiros da região. Nesse tempo a comunidade vivia da lavoura e da pesca, atividades de subsistência.
Em 1877, a mando do latifundiária e dono do Engenho Estrela, João Albuquerque Maranhão, ocorreu a "matança de agosto". Dizendo-se dono da área, ele foi ao vilarejo e, juntamente cum grupo armado, tentou expulsar os moradores de lá. A resistência foi organizada pelo pescador Francisco Magalhães que, com mais quatorze homens armados de facas e cassetes, conseguiu vencer rechaçando os invasores.
Em novembro de 1892, o núcleo de pescadores tormou-se vila do município de Canguaretama e nessa época, foi consruída a capela de Nossa Senhora da Conceição.
Baía Formosa tornou-se município desmembrado de Canguaretama através da Lei nº 2.338, de 31 de dezembro de 1958. O município foi emacipado politicamente em 17 de janeiro de 1959, data em que comemorasse o aniversário da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário